" TOPS" CABERNET SAUVIGNON

Degustação técnica dia 30/10/2010

Fizemos uma degustação técnica a qual denominamos “Tops” Cabernet Sauvignon – Uma viagem pelo mundo. Degustamos os vinhos “as cegas “ para não sermos influenciados pela “fama” do vinho. Foi novamente uma grande experiência, apesar da grande maioria dos confrades já ter vivido esta experiência anteriormente. O que mais chama a atenção neste tipo de degustação “as cegas” é a grande diversidade de opiniões sobre os vinhos. Isto melhora o aprendizado e nos faz cada vez mais aprender sobre esta grande arte de conhecer o mundo dos vinhos e saber diferenciar um grande vinho.

Antes da degustação propriamente dita nosso companheiro e confrade Marcos Arruda Vieira nos brindou com 2 garrafas de seu segundo vinho, recém elaborado e ainda não comercializado: um vinho rosé, feito da uva Syrah, plantada na propriedade do Marcos em Três Corações, em parceria com nosso outro confrade Murillo de Albuquerque Regina, nosso diretor de degustação e enólogo da Epamig. Este vinho Rosé está sendo uma pequena experiência pois o carro chefe deles será um vinho Syrah que ainda está amadurecendo para ser lançado brevemente no mercado. O vinho rosé degustado mostrou-se com um grande frescor, uma acidez deliciosa e muito harmônico. Leve, despretencioso, como um Beaujolais Nouveau, porém delicioso para ser bebido num dia ensolarado, a beira de uma piscina. Nossos parabéns pela qualidade do vinho.

Após a degustação técnica, como é praxe, nosso companheiro e confrade “cheff” Clovis Marcassa, nos brindou com o seguinte jantar: entrada: mix de cogumelos com mini ciabatas; prato principal: Risoto Milanes com polpetone ao molho de tomate holandês; sobremesa: Cheesecake. Estava tudo muito bom.

Seguem abaixo os comentários resumidos desta degustação juntamente com as fotos deste evento.

  • Importadora: Mistral
  • Uva: Cabernet Sauvignon
  • Vinho 1 - Bin 407 Penfolds 2006 (teor alcoólico 14,5 %):

aroma de frutas vermelhas, boa intensidade e qualidade aromática. Na boca corpo médio, equilibrado, boa persistência, harmônico. Nota final: 72,0.

  • Vinho 2 - Caymus Napa Valley 2006 (teor alcoólico: 14,8):

aroma de frutas vermelhas, compota, chocolate. Intensa qualidade e persistência aromática. Na boca muito estruturado: encorpado, muito equilibrado, ótima persistência, muito harmônico. Um vinho para ser sempre lembrado. Nota final: 82,0.

  • Vinho 3 - Gold Reserve Vina Carmen 2005 (teor alcoólico: 14,0%):

aroma de frutas vermelhas, amanteigado. Intensidade e persistência aromáticas. Na boca ainda bastante tânico, com taninos maduros, encorpado, boa persistência e harmônico. Vinho de guarda para ser bebido em 2 a 3 anos. Nota final: 73,0.