ITÁLIA - TOSCANA

Degustação técnica dia 02/10/2010

Depois de última degustação realizada em 21/08/10 a qual foi considerada “fraca” , pois os vinhos não corresponderam as nossas expectativas, tivemos desta vez uma degustação de excelente nível. Dois dos vinhos degustados superaram as nossas expectativas: O Chianti Clássico Fantodi apresentou-se encorpado, com taninos muito presentes e um grande final de boca. O Vino Nobili di Montepulciano Riserva Bossona Dei estava macio, sedoso, com grande estrutura. O Brunello di Montalcino Argiano é que não correspondeu completamente as nossas expectativas. Por ser um Brunello produzido de um grande produtor da Toscana, esperávamos mais dele. Após a degustação, como é de praxe, nosso companheiro e confrade “cheff” Clovis Marcassa, nos brindou mais uma vez com um belo jantar: de Entrada foi servido Zucchini com vinagrete de beterraba; como Prato Principal um magnífico Parpadelle ao ragu de ossobuco; e a Sobremesa foi um Mousse de manga (perfeito !!!).

Seguem abaixo os comentários resumidos desta degustação juntamente com as fotos do evento.

  • Importadora: Vinci
  • Pais: Itália
  • Região: Toscana
  • Vinho 1 - Chianti Clássico Fontodi 2007 (teor alcoólico 14,5 %):

aroma de frutas secas (ameixa) e especiarias (canela, cravo da índia). Na boca encorpado, ainda bastante tânico, porém com taninos de excelente qualidade; um leve amargor residual e também um leve toque salgado; boa persistência de boca e bastante harmônico. Vinho de guarda, se aberto daqui a 2 ou 3 anos seus taninos estarão mais macios. Nota final: 75,0.

  • Vinho 2 - Vino Nobili di Montepulciano Riserva Bossona Dei 2003 (teor alcoólico 13,5 %):

aroma cítrico (laranja, lima, limão) e madeira (baunilha). Grande estrutura de boca: macio, sedoso, encorpado, grande persistência e muito equilibrado. Está no auge para ser tomado. Nota final: 84,0.

  • Vinho 3 - Brunello di Montalcino Argiano 2004 (teor alcoólico 14,0 %):

aroma animal (couro) e madeira (baunilha). Na boca um vinho magro: falta acidez e tanino. Nota final: 79,0. Obs: como a degustação não foi “a cegas” , com certeza a nota foi influenciada pela fama do vinho.